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Supervisão Humana, Agilidade Artificial
Antes deste texto já fizemos outros quatro. Você está acompanhando a série? O diálogo da automação e da I.A. para o atendimento está somente começando. E desde já as conclusões estão longe de aparecer. Temos que separar a reflexão por áreas e a partir da afinidade contribuir para o aprofundamento da construção de referências. Neste texto vamos explicar que até mesmo as falhas de automação podem ser consideradas e planejadas para melhor atender o cliente. Para entender siga fi
fabiojmpessoa
há 4 dias4 min de leitura


O pântano ético do atendimento com IA
Com a ascensão e o crescimento das ferramentas de IA para o atendimento, é grande a desconfiança do cliente. Esta é uma questão étnica que precisa ser considerada, debatida e superada. Mas enquanto o amadurecimento não ocorre, a transparência para gerar credibilidade na relação continua em cheque. Por isso é fundamental que os clientes sejam informados quando estão interagindo com um sistema automatizado. Basta uma mensagem simples no início da interação. Algo como: “você est
fabiojmpessoa
4 de dez.3 min de leitura


Custos ocultos na automação do atendimento
Este é o terceiro texto de uma série de conteúdos focados na automação do atendimento. No primeiro, o assunto foi introduzido e no segundo foi apresentada com detalhes uma das armadilhas ocultas no ato de automatizar o atendimento sem pensar nas consequências. Para que você compreenda o recado sugiro que leia os conteúdos na ordem. Por aqui vou explicar da maneira mais simples possível a segunda armadilha oculta na automação. De maneira geral, a implantação da tecnologia é pe
fabiojmpessoa
12 de nov.3 min de leitura


Automação do atendimento: entre a pressa de modernizar e o risco de desumanizar
Todo mundo quer ser moderno. E rápido. Mas, na corrida pela automação do atendimento, muita gente está confundindo acelerar com melhorar . Nos últimos meses, a Inteligência Artificial (IA) virou sinônimo de solução mágica. Ferramentas gratuitas se multiplicam, tutoriais pipocam em todas as redes e a promessa é sempre a mesma: economizar tempo, reduzir custos e aumentar resultados. Sim, é verdade que a IA ajuda. E muito. Mas o problema começa quando se adota tecnologia sem en
fabiojmpessoa
29 de out.4 min de leitura


Quando o aluno vira cliente
O Brasil está passando por uma transformação silenciosa, mas profunda, no campo da educação. A ampliação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio promete aproximar o jovem do mundo do trabalho. O governo investe, as instituições privadas se mobilizam e o discurso da “formação para o futuro” ganha força. Mas há uma questão pouco debatida — e talvez a mais importante de todas: as instituições estão preparadas para receber esse novo público com uma experiência adequada? Po
fabiojmpessoa
23 de out.5 min de leitura


Empreender não precisa doer
Empreender virou sinônimo de liberdade. Trabalhar para si mesmo, fazer o que gosta, ter o próprio horário. Mas, na prática, muitos...
fabiojmpessoa
9 de out.5 min de leitura


Por que o cliente que volta vale mais que dez novos?
Grande parte dos autônomos e pequenos empreendedores no Brasil encara a venda como o ponto final da jornada com o cliente. O foco fica...
fabiojmpessoa
24 de set.4 min de leitura


Comece hoje: marketing digital simples para quem trabalha por conta própria
Muitos profissionais autônomos começam atendendo apenas por indicação. Um amigo fala para outro, que recomenda para mais alguém, e assim...
fabiojmpessoa
9 de set.5 min de leitura


MEI + Atendimento de verdade: como a formalização fortalece a confiança do cliente
Muitos profissionais autônomos começam a atender clientes sem pensar na formalização do negócio. Trabalham de maneira informal, recebem...
fabiojmpessoa
2 de set.2 min de leitura


Clientes que ficam, indicam. E fazem seu negócio crescer!!!
Você já percebeu como é mais fácil vender de novo pra quem já te conhece? É mais difícil conquistar um novo cliente, não é? Fidelizar não...
fabiojmpessoa
30 de jul.3 min de leitura


Exausto e perdido? Comece aqui: um plano de ação para virar o jogo
Se você é empreendedor ou profissional autônomo, provavelmente já se viu sobrecarregado, exausto e até mesmo perdido. A rotina que...
fabiojmpessoa
7 de jul.4 min de leitura


Você está trabalhando demais? Como evitar o burnout e continuar produtivo
Você sabia que muitos profissionais autônomos não desistem por falta de talento, mas por cansaço emocional, desânimo e perda de conexão...
fabiojmpessoa
30 de jun.2 min de leitura


Conexões que valem ouro: como fortalecer sua rede e colher resultados
Você pode até ter começado sozinho. Mas, se quiser crescer de verdade, precisa entender uma coisa: ninguém constrói um negócio de sucesso...
fabiojmpessoa
23 de jun.3 min de leitura


5 FORMAS DE MELHORAR SEU MODO DE ATENDER
Para o empreendedor e atendente preparado, tudo é ferramenta para modificar o atendimento para melhor. Há no marketing o que se conhece...
fabiojmpessoa
7 de mar. de 20223 min de leitura


Ser uma estrela no seu segmento é uma questão de atendimento!
Conheci uma empreendedora de talento para encontrar oportunidades, mas refém do atendimento. Ela percebeu que poderia comprar produtos...
fabiojmpessoa
3 de jan. de 20223 min de leitura


Uma forma rápida de curar seu atendimento
Muitos negócios que conheço são especialistas em problemas. Seja para criá-los ou para alimentá-los, os obstáculos se multiplicam e se...
fabiojmpessoa
6 de dez. de 20213 min de leitura


Como a tecnologia pode destruir o atendimento
Da forma como eu critico a tecnologia muitos acabam pensando que sou contra. Esclareço que não. Há vários momentos onde a tecnologia se...
fabiojmpessoa
25 de out. de 20213 min de leitura


SÓ O ATENDIMENTO NÃO SUSTENTA
Venho sempre escrevendo aqui que o atendimento ao cliente é muito importante para qualquer negócio. Da mesma forma exponho que o...
fabiojmpessoa
18 de out. de 20213 min de leitura


Atendimento Perdido
A pandemia de Covid19 provocou uma mudança brusca em algumas empresas. Do dia para a noite, quem não começou as vendas pela...
fabiojmpessoa
13 de set. de 20213 min de leitura


O Atendimento que não se vê!
Os problemas no atendimento são tantos que a frequência de experiências negativas é interminável. E isso não acontece somente com o...
fabiojmpessoa
6 de set. de 20213 min de leitura
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